"É impossível deixar o país", desabafa um estudante de 21 anos sobre o domínio do Talibã sobre o Afeganistão. Ele está com a família na capital Cabul, mesma cidade onde uma multidão invadiu o aeroporto para tentar entrar no avião que partia do país e pelo menos cinco pessoas foram mortas nesta segunda-feira (16) (veja vídeo acima).
Ele, que prefere não se identificar com medo de retaliações por parte dos talibãs, relatou ao G1 que as fronteiras estão sendo controladas em todo o país. "As pessoas estão se escondendo e estão muito assustadas", relata. As pessoas estão tentando deixar o país após o Talibã tomar a capital Cabul e voltar ao poder depois de 20 anos. O presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado no domingo (15). O porta-voz do Talibã, Mohammad Naeem, afirmou à rede de televisão Al Jazeera que "alcançamos o que buscávamos, que é a liberdade do nosso país e a independência do nosso povo". O estudante, que havia se mudado para os Estados Unidos para estudar, voltou em julho à sua terra natal para visitar a família. Naquele momento, segundo ele, já era visível notar a presença dos combatentes talibãs no território. “Pude ver que o grupo rebelde já tinha tomado algumas partes do país, tornando mais perigoso deixar a capital nacional,” disse.
Apesar de os combatentes terem conquistado apenas neste fim de semana o controle da capital Cabul, os efeitos de suas regras já são visíveis nas ruas da cidade nesta segunda, especialmente às relacionadas às mulheres. "As escolas estão sendo fechadas para as mulheres, elas não estão podendo trabalhar e as mais jovens devem ser forçadas a casar", contou.
"É desolador ver os jovens policias e o exército afegão tentando defender o nosso país", disse o estudante. "Eu e a minha família estamos em perigo de vida".
O estudante afegão relatou que, no momento, não tem esperança da situação política de seu país melhorar em curto prazo. "O país nunca será consertado e a paz nunca virá enquanto tivermos governos estrangeiros e o nosso próprio governo ganancioso apenas querendo encher os seus bolsos", desabafou.
Comments