Oscar dos Santos Emboaba é o primeiro personagem do nosso quadro “Craques Esquecidos”. Nascido em Americana-SP, o meia de 26 anos, autor do único gol da fatídica derrota por 7×1 diante da Alemanha, atualmente faz parte do elenco do Shanghai SIPG, equipe da China. Com passagens por São Paulo, Internacional, Chelsea e Seleção Brasileira; Oscar hoje amarga o esquecimento de boa parte do povo brasileiro e dos amantes do futebol.
O craque começou sua carreira no União Barbarense e aos 13 anos foi levado ao São Paulo, onde lá ficou até os seus 20 anos. No clube paulista, o jogador participou de 14 jogos sem marcar gols. Em 2009, o atleta entrou na Justiça contra o São Paulo alegando que o tricolor o coagiu a assinar um contrato de cinco anos, o que é proibido pela Fifa, que permite renovações de, no máximo, três anos. Após a decisão da justiça, o jogador passou a defender as cores do Internacional, clube do sul do país. No clube gaúcho, o meia de Americana teve sua melhor fase jogando em território tupiniquim. Em 70 jogos, balançou as redes em 19 oportunidades e conquistou 2 campeonatos gaúchos. Com o bom futebol apresentado e as frequentes convocações para a Seleção Brasileira, não demorou muito para despertar o interesse de grandes clubes da Europa.
Em 2012, o Chelsea comprou o brasileiro por incríveis 32€ milhões sendo assim, hoje, a quarta transferência mais cara do futebol nacional e a mais cara da época. No clube londrino, Oscar já encantou logo em sua estreia. No empate por 2×2 entre Chelsea e Juventus, válido pela UEFA Champions League, o meia marcou os 2 gols do clube britânico, um deles, um verdadeiro golaço. Pelo Chelsea, o brasileiro participou de 203 jogos e marcou 38 gols. Além disso, atuando pelo clube londrino, conquistou 2 Premier League, 1 Copa da Liga Inglesa e 1 UEFA Europa League.
Pela Seleção Brasileira, o craque atuou 71 vezes (juntando sub-20 e principal) e marcou 16 gols. Ademais, fez parte da conquista do Mundial e do Sul-Americano sub-20 em 2011 e Copa das Confederações de 2013.
Após uma boa temporada pelo Chelsea, o meia foi convocado pelo técnico Felipão, para fazer parte do elenco que disputaria a Copa do Mundo de 2014. Entretanto, o torneio foi o divisor de águas para Emboaba. Seu rendimento na Copa não foi o esperado. O jogador marcou apenas 2 gols na competição inteira, um deles, o único gol brasileiro na derrota diante dos alemães nas semifinais. Já no Chelsea, o futebol de Oscar não era mais o mesmo e o meia começou a ser um ilustre freguês do banco de reservas. Na sua última temporada pelo clube britânico , o brasileiro participou de 11 jogos e não marcou um gol sequer. Assim, em dezembro de 2016 Oscar foi vendido ao Shanghai SIPG por R$218 milhões de reais.
Na China, o “maestro” participou de 39 partidas e balançando as redes em 9 delas. Em junho de 2017, o atleta foi suspenso por oito partidas após chutar a bola propositalmente em seu adversário, em partida válida pelo Campeonato Chinês.
O meio-campista vive talvez o momento mais apagado de sua carreira. Longe da mídia e dos grandes centros futebolísticos, o meia vai acumulando uma fortuna com seu enorme salário no continente asiático. Uma convocação para a copa do mundo deste ano seria algo impossível. Porém, Oscar é um jogador acima da média e já provou isso diversas vezes. O que resta para o amante do futebol é esperar e torcer para que o meia brasileiro volte a nos encantar assim como encantava nos tempos de Chelsea e Seleção Brasileira.
Comments