top of page

Craques Esquecidos – Dedé

Foto do escritor: Matheus TelesMatheus Teles

Dono do carinho de duas das maiores torcidas do Brasil, Anderson Vital da Silva é o personagem desta semana do nosso quadro “Craques Esquecidos”. O volta-redondense de 29 anos com passagens por Volta Redonda-RJ, Vasco-RJ, atualmente defende as cores do Cruzeiro-MG. Por conta de seus botes precisos na zaga, uma excelente saída de bola e um cabeceio fatal no ataque, o jogador era cotado por jornalistas e torcedores para ser um dos zagueiros convocados para a disputa da Copa do Mundo de 2014. Porém, as diversas lesões sofridas atrapalharam a carreira do atleta e o sentimento que fica até os dias de hoje é de que Dedé nunca atingiu todo o seu potencial.

O zagueiro começou sua trajetória nas categorias de base do Volta Redonda, clube da “cidade do aço”. Em 2008 foi promovido ao elenco profissional e no mesmo ano disputou a sua primeira competição como profissional, o Campeonato Carioca. No torneio do ano seguinte, após 13 jogos disputados e 2 gols marcados, o atleta atraiu as atenções da equipe do Vasco da Gama, que o contratou por R$ 984 mil reais. No Vasco, o carioca viveu um dos melhores momentos de sua carreira. Defendendo as cores do Gigante da Colina, o craque participou de 160 jogos e anotou 19 gols. Além disso, conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B (2009), Copa do Brasil (2011), além de diversos prêmios individuais como: Seleção do Campeonato Brasileiro (2010, 2011), Craque da Galera (2011) e Seleção Bola de Prata (2011).

Em maio de 2013, Dedé se transferiu para o Cruzeiro Esporte Clube com status de um dos melhores zagueiros brasileiros da época. Pelo clube mineiro, o zagueiro manteve o seu bom futebol e foi importantíssimo na conquista do Campeonato Mineiro de 2014 e do Bicampeonato Brasileiro (2013,2014). Entretanto, no ano do segundo titulo nacional, o atleta sofreu sua primeira lesão como jogador do Cruzeiro e desde então não conseguiu mais se firmar no clube mineiro. A lesão sofrida em 2014 o fez voltar aos gramados apenas em 2016. Em 2016, o zagueiro lesionou seu joelho mais uma vez e retornou aos gramados no ano passado. Após participar de 7 partidas no fim do primeiro semestre de 2017, Dedé foi diagnosticado com um edema ósseo e, após 6 semanas de tratamento, não conseguiu se recuperar de sua contusão e foi afastado por tempo indeterminado do time. Somando as três últimas temporadas, o “xerife” participou apenas de 12 partidas da equipe cruzeirense e anotou 1 gol. Diante de todo esse cenário, o jogador aos poucos foi caindo no esquecimento de boa parte da torcida brasileira e da imprensa.

Jogando pela Seleção Brasileira, o zagueiro atuou em 9 partidas, marcou 1 gol e conquistou o Superclássico das Américas diante da Argentina em 2011.

Perto de completar seus 30 anos, Dedé não pode ser mais considerado um jogador jovem que aos poucos vai construindo sua carreira. No mais, o atleta já provou por diversas vezes que tem futebol para jogar em grandes clubes europeus e não seria absurdo falarmos que Dedé é um dos melhores zagueiros que o Brasil teve nos últimos anos jogando em alto nível. O que resta para a torcida brasileira é aguardar o que a temporada de 2018 reserva para a vida futebolística do volta-redondense.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
  • LinkedIn
  • Instagram

©2020 por Teles jobs. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page